quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Smurfs

.
.
No final de semana assistimos Smurfs!

Ai que saudades que deu do desenho que eu amo de paixão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu me lembro que, quando estava no colegial, ele passava as 13h no Cartoon ou sei lá que canal... mas me lembro bem que era as 13h porque dava certinho: chegava da escola e almoçava na frente da TV...
Mas... falando do filme... Ele é bacaninha... 
Eles cantam a clássica musiquinha (Lala lalala la lalalala...). Falam "smurfês" (o que sinceramente eu não lembrava), como exemplo algumas frases do filme pra vocês entenderem: "Você smurfou com a garota errada!", "Tamo numa baita smurfada!", "Espera um smurfinho….", "Estou smurfadamente arrependido…". É... não faz sentido algum, mas falado pelos smurfs fica uma gracinha!!!!!!!!!!
De toooooooooooodos os smurfs, só alguns ganharam destaque: a Smurfete que é sempre uma gracinha, o Desastrado que é muuuuuuuuuuito desastrado (acho até que muito mais do que é no desenho), o Gênio que é um chato irritante (mas no desenho ele é beeeeeeeeeem mais "gênio"!!), o Ranzinza que reclama de tudo o tempo todo, o Valente que não era muito popular no desenho, né? Ele até usa roupa diferente... e o Papai Smurf um fofo! 
Senti falta do Joca, do Vaidoso, do Robusto, do Pintor, do Poeta e do Fominha que no desenho eram figurinhas carimbadas e no filme até aparecem, mas muito pouco!!

Enfim... Os smurfs são exatamente aquilo que lembramos do "deseinho"... 
 Mas...
Por que não fizeram um filme dos smurfs na floresta encantada???????????
Seria beeeeeeeeem mais legal!!!!!!! E com certeza faria muuuuuuuuuuuuito mais $uuceso!
Não gosto quando mistura desenho com o mundo real e aqueles desenhos computadorizados, sabem? Ficou meio Garfield... 

Acho que vale a pena assistir, principalmente, para quem teve a infância na década de 80 e conhece o "deseinho"!
Mas não espere muito...
.
.
Veja algumas cenas:
.
.
.
.
.
.
O Gargamel está perfeito, não está????
Alguns blogs dizem que ele é o melhor do filme...
Realmente a interpretação é muito boa e a caracterização do personagem é perfeita!
Gente, olha pra ele! É O GARGAMEL!
.
.
.
Fazendo uma pesquisa sobre os smufs achei esse texto do IG o mais completo e muito legal.
Ó:

"A história dos pequeninos começa com o cartunista belga Peyo (nome artítico de Pierre Culliford), que durante a década de 1950 publicou as aventuras de Johan e Pirlouit na revista de quadrinhos "Le Journal de Spirou".
As histórias, ambientadas numa Europa da Idade Média com elementos mágicos, acompanhavam as andanças do cavaleiro Johan e seu escudeiro Pirlouit. Em uma de suas aventuras, chamada "A Flauta de Seis Buracos", publicada em outubro de 1958, a dupla encontra um grupo de pequenas criaturas azuis chamadas Smurfs.
Os coadjuvantes agradaram tanto aos leitores da "Spirou" que no ano seguinte ganharam suas próprias histórias.
O curioso é como Peyo teve a ideia para o nome dos personagens - no original, são chamados de Schtroumpfs. Durante um almoço com seu amigo, o também cartunista André Franquin, Peyo esqueceu a palavra "sal" e pediu que o colega lhe passasse o "schtroumpf", que em francês significa algo como "qualquer coisa". Em resposta, Franquin teria dito: "Aqui está o qualquer coisa. Quando terminar de qualquer coisar, qualquer coise de volta".
Pouco tempo depois, o nome foi traduzido pelos holandeses como Smurfs, denominação adotada em diversos países, como Estados Unidos e Brasil, por exemplo. Dessa variação da palavra, utilizada na resposta de Franquin, surgiu o que ficou conhecido como a língua dos Smurfs - o termo pode designar substantivos e verbos, como na frase "nós vamos smurfar hoje no rio".
Apesar de ter feito sucesso nos países de língua francesa, holandesa e alemã, em que as HQs dos Smurfs eram publicadas desde o fim dos anos 1950, a franquia só adquiriu sucesso internacional após o lançamento, em 1981, da série animada produzida pela Hanna-Barbera. No Brasil o desenho foi exibido pela Rede Globo na década de 1980.
Altura: três maçãs
Não existe um documento que explique em datelhes os Smurfs, mas em algumas de suas aventuras informações são fornecidas por Peyo. Numa delas, por exemplo, o vilão Gargamel - cujo objetivo varia entre utilizar os pequeninos para fabricar ouro ou apenas devorá-los - relata que a altura média deles é de três maçãs (algo em torno de 15 centímetros).
Apesar de compartilhar as mesmas roupas brancas (com exceção de seu líder, o Papai Smurf, que usa peças vermelhas), os Smurfs têm características diferentes, geralmente enunciadas em seus nomes, como o Smurf Desastrado, que vive tropeçando em tudo, e em seu visual, como o Smurf Gênio, o único que usa óculos - além de ser mais inteligente do que seus pares.
O Papai Smurf também difere dos demais em relação à idade. Enquanto a população tem em média pouco mais de cem anos, o líder já acumula 542 - talvez o motivo de sua posição privilegiada na hierarquia Smurf.
Apesar de haver um líder, não há indicativos de um sistema de leis - ou financeiro - entre os Smurfs, apenas valores morais e respeito. Como trabalham de forma cooperativa, compartilhando suas aptidões naturais com os demais, os Smurfs foram apontados por alguns teóricos como comunistas - além de racistas e antissemitas. A análise foi refutada por Thierry Culliford, filho de Peyo, que o classifica como um "autor apolítico".
A localização da aldeia dos Smurfs, em que as casas são construídas em formato de cogumelos, é outro mistério jamais esclarecido por seu criador. À época de seu surgimento, nas histórias de Johan e Pirlouit, eles viviam num local conhecido como "Terra Amaldiçoada", onde as árvores são secas e escuras.
Porém, quando protagonizaram suas próprias histórias, o local ganhou ares mais acolhedores, com uma floresta verde, rios e árvores frutíferas. O que não mudou foi a dificuldade em chegar à vila, sendo praticamente impossível para um humano encontrá-la sem um Smurf como guia." Guss de Lucca, iG São Paulo  
.
.
PS.: Ei, psiu! Agora eu entendi o que era aquele episódio chatérrimo da flauta mágica de 6 buracos, viu?!
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.